Convite à participação em pesquisa sobre Espiritualidade e Parto

Trata-se de uma pesquisa de doutorado na área de Educação e Espiritualidade, sob responsabilidade do psicólogo LEONARDO XAVIER DE LIMA E SILVA, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE.

O trabalho intitula-se “Espiritualidade, Humanização e Parto: estudo de métodos mistos à luz da perspectiva transpessoal integral de Ken Wilber”.

O objetivo geral do estudo é compreender sentidos de espiritualidade e humanização e mensurar algumas expressões de espiritualidade envolvendo o parto/nascimento, em pais, mães e profissionais da assistência obstétrica, a partir de três cenários distintos: parto hospitalar, parto domiciliar com enfermeira e parto domiciliar com parteira. Para isso, serão realizadas entrevistas e aplicados questionários a serem respondidos via Internet. A parte das entrevistas já está contemplada, restando se colher dados referentes aos questionários online.

Assim, a contribuição solicitada junto aos profissionais de Enfermagem é no sentido de preencher um questionário online, contendo itens relacionados a dados sociodemográficos, expressões de espiritualidade, esquemas religiosos, questões de saúde envolvendo o ciclo gravídico-puerperal, experiências incomuns na assistência, além de itens referentes à preparação para o parto e possíveis impactos deste evento em sua vida.

Nenhum dos dados fornecidos serão divulgados individualmente ou com outra finalidade que não a da atividade científica, garantindo-se o seu anonimato, conforme estabelecido no TCLE que aparece logo na abertura na página virtual do instrumento, onde constam informações adicionais.

O projeto da pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE, sob o CAAE 57860916.1.0000.5208 e Número do Parecer: 1.684.065.

Para participar, é preciso estar em atividade, ter no mínimo um ano de atuação profissional na área (inclusive, de residência em enfermagem, se for o caso), e ter nacionalidade brasileira.

O questionário deve levar em torno de 20 minutos para se preencher completamente, e o link para participação é:

http://goo.gl/forms/SlGyPmCgckDVVvxE3

Agradecemos a oportunidade no desejo de poder contar com a sua colaboração, com vistas ao êxito deste empreendimento científico. Colocamo-nos à disposição para esclarecimentos adicionais.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*