I Encontro de Enfermeiros Obstetras e Neonatologistas de Mato Grosso do Sul

Inscrições Associação Programação Mostra Fotográfica Facebook Local

A Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras de Mato Grosso do Sul (ABENFO-MS), o Conselho Regional de Enfermagem (COREn-MS) e seus parceiros promoverão o I Encontro de Enfermeiros Obstetras e Neonatologistas de Mato Grosso do Sul nos dias 17 e 18 de março de 2016.

O objetivo é criar um fórum onde pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas envolvidos e comprometidos com a promoção de saúde e desenvolvimento da Enfermagem na obstetrícia e neonatologia poderão compartilhar e discutir conhecimentos, práticas e políticas inovadoras, além das experiências mais avançadas neste campo do conhecimento.

 

Temática

No Brasil, a mortalidade materna permanece na agenda do Ministério da Saúde como um desafio a ser enfrentado, denotando que a qualidade da assistência ao parto no país não teve melhora substancial nas últimas décadas.
A elevada taxa de morbimortalidade materna e perinatal e o número excessivo de cesarianas no país sobrecarregaram os sistemas social e financeiro. Assim, a capacitação de profissionais obstetras tornou-se prioridade dentre as políticas públicas; dessa forma o Ministério da Saúde vem financiando cursos de especialização em Enfermagem Obstétrica, mediante convênios firmados com universidades e secretarias de saúde em todo o país.
Concomitantemente houve a inclusão do parto realizado por Enfermeira Obstetra na tabela de pagamentos dos SUS e a instituição de centros de parto normal sob a coordenação de enfermeiras obstétricas.
A partir do recente conceito de humanização no processo do partejar, o trabalho do Enfermeiro Obstetra tornou-se mais solicitado, já que foram percebidos graves problemas, ao longo dos anos, com a medicalização excessiva do parto, o que demandou modificações nesse modelo de assistência, principalmente nas gestações de risco habitual.
No atual contexto da atenção obstétrica no Brasil, cuja política pública é orientada pelo paradigma humanístico, a implementação de tecnologias alternativas às utilizadas no atual modelo é incentivada. Com este respaldo político e com base em evidências científicas, as enfermeiras obstétricas passaram a utilizar técnicas favoráveis à evolução fisiológica do trabalho de parto e práticas não farmacológicas para o alívio da dor.
Dessa forma torna-se cada vez mais imprescindível a discussão locorregional da atuação da Enfermagem Obstétrica e Neonatal nos mais variados campos políticos da saúde, exigindo desses profissionais a busca constante de aperfeiçoamento e atualizações necessários para o acompanhamento dos avanços e das transformações socioeconômicas e tecnológicas na assistência ao parto e puerpério.

 

Identidade visual do Encontro

A característica regional inspirou ideias para construir uma identidade visual que simbolize um olhar humanizado para os Enfermeiros no contexto de sua vida profissional, reforçando uma identidade que represente um espaço de participação, aprendizagem e corresponsabilização; sendo ainda uma releitura do logotipo da ABENFO, reforçando, assim, a importância do papel integrador da associação no desenvolvimento da Enfermagem na obstetrícia.

Inscrições

A inscrição é gratuita e os interessados devem baixar ficha, preenche-la e encaminhar juntamente com cópia ou foto de comprovante da categoria de inscrição para o email eventos@corenms.gov.br . Acadêmicos do último ano de Enfermagem devem encaminhar declaração da instituição e técnicos e auxiliares em Enfermagem a comprovação de que trabalham na área obstétrica ou neonatal.

As vagas são limitadas e a confirmação da inscrição será realizada através de email.

Apesar de gratuita a inscrição, solicitamos a cada participante a doação de um pacote de fraldas descartáveis tamanho “RN”, sendo entregue no credenciamento – dia 17/03.

Mais informações pelo telefone (67) 8466-1304.

8 comments on “I Encontro de Enfermeiros Obstetras e Neonatologistas de Mato Grosso do Sul”

  1. Adaiele Lucia Nogueira Vieira da Silva Responder

    Bom dia

    Sou enfermeira atuo na área de docência e gostaria de participar do evento. Como devo proceder?

  2. Carla Soares Responder

    Bom dia! Já estamos no dia 23 de Fevereiro. As inscrições não iam iniciar ontem? Quero participar do evento. Vai ter desconto para sócios da Abenfo MS?

    • ABENFO-MS Responder

      Olá Carla, para alcançarmos maior divulgação foi decidido que as inscrições irão começar no dia primeiro de março.
      Sendo as vagas limitadas, e gratuitas, esperamos que todos que desejarem tenham a oportunidade de solicitar a inscrição em tempo hábil.
      Abraços.

    • ABENFO-MS Responder

      Olá Jennifer, esta edição do Encontro aconteceu no ano passado. A participação é sempre livre.
      Aguardamos você no Congresso Nacional deste ano, que será em Campo Grande, MS.
      Abraços.

  3. angela Responder

    sou estudante do curso de enfermagem gostaria de fazer minha inscriçao mais nao estou conseguindo como faco estou deis de fevereiro tentando e nao da certo.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*