Sobre a ABENFO-MS

A Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO-Nacional), originária da Associação Brasileira de Obstetrizes (ABO), fundada em 04 de agosto de 1954, congrega Obstetrizes, Enfermeiras(os) Obstetras, habilitadas ou especialistas na área da Saúde da Mulher e do Recém-Nascido.

É uma Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter sócio-cultural, técnico-científico e político, sendo regida pelas disposições contidas no Estatuto e Regimentos Especiais, e compõe-se de número ilimitado de sócios, admitidos nas Seções, sem discriminação de nacionalidade, etnia, cor, sexo, credo político e religioso.

Tem como finalidades, além de congregar os profissionais supracitados para incentivar o espírito de união e solidariedade entre a categoria, promover a tomada de consciência sócio-política e o desenvolvimento técnico-científico, cultural e profissional que favoreça o avanço das áreas, representar a enfermagem obstétrica e neonatal nos fóruns de entidade e apoiar os Programas Governamentais relativos à Saúde da Mulher e Neonatal.

Vertical1

A ABENFO-MS foi a última seccional. Nasceu em 13 de setembro de 2012, após retorno da primeira presidente (Sonia Solange Ennes Pessoa) de Fortaleza, onde recebeu a premiação “Ana Nery” pelo COREn-MS. Lá participou das palestras da Rede Cegonha onde recebeu proposta do Presidente Nacional, Valdecyr Herdy Alves, para a criação da Seccional.

MISSÃO

A ABENFO – legítima representante da categoria – tem como missão institucional, fundamental, o compromisso social com a melhoria das condições de saúde da mulher e do recém-nascido bem como congregar esforços multiprofissionais e multisetoriais, em prol da defesa dos direitos de cidadania assegurados na Constituição Federal. Esta que é expressão mais autêntica da vontade do povo e que representa o instrumento de garantia da democracia e do limite do exercício dos poderes e direitos do Estado e do Cidadão.

Para garantir essa missão a ABENFO está tomando providências urgentes a fim de estabelecer um processo de integração e inter-relação, prioritariamente, com a sociedade, as autoridades governamentais (Federais, Estaduais, Municipais e Locais), as entidades de classe (ABEn, COFEN, Federação de Profissionais de Enfermagem e de Saúde), a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o Conselho Nacional e Estaduais dos Direitos da Mulher (CNDM e CEDIM), as Escolas de Enfermagem e Universidades.

Nesse sentido, é muito importante registrar que a ABENFO conta com a assessoria, consultoria e cooperação da OPAS/OMS; da Coordenação do PAISMCA/MS, de algumas Secretárias Estaduais e Municipais de Saúde (em especial do Rio de Janeiro e de São Paulo) Escolas de Enfermagem de Universidades Federais, Estaduais e Privadas.

 

Composição do Conselho Diretor e Conselho Fiscal (Triênio 2015-2017)

Presidente: Enfª. Obs. Sonia Solange Ennes Pessoa lattes1
.     Vice-Presidente: Enfª. Obs. Vera Regina Pereira Guterres lattes1

I Secretária: Enfª. Obs. e Neo. Alice Inácio de Paula lattes1

I Tesoureiro: Enf. Obs. Carlos Alberto da Silva Castro lattes1

Comissão de Ensino e Pesquisa:
.     Coordenadora: Enfª. Letícia de Souza Moura lattes1

Comissão de Educação, Serviços e Legislação:
.     Coordenadora: Enfª. Iara Ramos Barbosa lattes1
.     Subcomissão Profissional de Doulas:
.          Coordenadora: Doula Maria Maia dos Santos
.          Membro: Mariksa Nunes Santes Ungerer