Residência em Obstetrícia

É oferecido em nosso Estado, desde o ano de 2013,  pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que torna pública anualmente, ao mês de novembro, a abertura de inscrições em Concurso visando à seleção de candidatos para o preenchimento das vagas no Programa de Residência em Enfermagem, Área de Concentração: Enfermagem Obstétrica, para graduados em Enfermagem de instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), usualmente com seis (6) vagas e ingresso no mês de março do ano subsequente.

Em sua terceira turma, os processos seletivos já realizados tiveram uma 1ª fase com prova objetiva e 2ª fase com análise e arguição de currículo (entrevista).

O programa é realizado em parceria local com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul/Escola de Saúde Pública “Dr. Jorge David Nasser” (SES), a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (SESAU) e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Estado de Mato Grosso do Sul (ABENFO-MS).

As atividades de ensino, de pesquisa e orientação totalizam 5.760 horas, em 2 (dois) anos, desenvolvidas em período integral, de dedicação exclusiva, com 60 horas semanais. As atividades teóricas (20%) são desenvolvidas nas instalações da UFMS, e da Escola de Saúde Pública ”Dr Jorge David Nasser” e, os cenários de prática (80%) na rede de atenção à mulher, composta por Unidades Básicas de Saúde do município, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP) e o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS).

Todas as bolsas, de caráter indenizatório (uma vez que não é permitido qualquer vínculo empregatício paralelo), são pagas pela Coordenação Geral de Residências de Saúde/DHR/SESu/MEC, conforme legislação específica.

Perguntas e respostas sobre residência multiprofissional e em área profissional da saúde.

Os editais são publicados no site da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, na sessão “Programas de Residência”. Sempre com anexo da bibliografia recomendada.

Estas informações podem sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos. Portanto leia sempre o Edital ou Aviso oficial publicado pela instituição proponente.

As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (67) 3345-8025 ou 8009, das 8h às 13 h, nos dias úteis.

Confira o edital para a turma 2017-2019 aqui.

 

Turma I – 2013-2015 – Enfª Drª Sandra Lucia Arantes

Carlos A.S. Castro lattes1
Dayanne K.B. Nascimento lattes1
Jullyeth A.D. Oliveira lattes1
Raquel R.P. Nascimento lattes1
Rayanne V. Ribeiro lattes1
Tallyta A. Pivetta lattes1

Turma II – 2014-2016 – Enfª Mª Eunice Delgado Cameron

Aline A. Silveira lattes1
Janete P. Lima lattes1
Karine G. Jarcem lattes1
Letícia S. Moura lattes1 – Especialização finalizada em outra instituição de ensino.
Luciana V.P.S. Santana lattes1
Natália S. Sidrins lattes1