X COBEON – Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal

O Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (COBEON) é uma atividade bienal promovida pela ABENFO-Nacional, e realizada por suas Seccionais, como evento oficial da entidade. Sendo promovida à comunidade de forma sistemática. No ano de 2017 o Evento acontecerá pela primeira vez no Estado de Mato Grosso do Sul, em sua capital, Campo Grande. Estimando-se cerca de 2.000 congressistas.

Em sua décima edição, o COBEON será realizado concomitantemente ao IV Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (CIEON).

A ABENFO tem o compromisso e a responsabilidade de impelir os profissionais de Enfermagem que atuam na assistência à Saúde da Mulher e ao Neonato ao cumprimento dos objetivos definidos pelo Governo Federal e a Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto às diversas formas de bem-nascer. Como participante ativa na elaboração de políticas públicas que promovam assistência às mulheres em todos os seus ciclos de vida com segurança e dignidade, busca por meio de seus Congressos discutir e propor práticas em prol de mudanças da sociedade, com vistas ao respeito aos direitos humanos e ao exercício da cidadania.

O principal propósito do X COBEON, será reunir estudantes, profissionais, pesquisadores, gestores, formuladores de políticas públicas, integrantes de movimentos sociais e a comunidade interessada em atualizar seus conhecimentos e discutir temas essenciais para a melhoria da saúde da mulher e do recém-nascido, com vista ao fortalecimento da autonomia e protagonismo da mulher no planejamento familiar, gestação, parto e nascimento.

O X COBEON e o IV CIEON serão realizados nos dias 22, 23, 24 e 25 de novembro de 2017*. No dia 22 acontecerão as atividades pré-congresso: oficinas e cursos, além das reuniões de interesse. Dos dias 23 a 25* serão realizadas as conferências e mesas redondas com o propósito de criar espaços para discussão do temário.

A realização do Congresso é basilar para a discussão obstétrica e neonatal da enfermagem brasileira, possuindo o potencial para fomento de debates loco-regionais em todo o país e, quiçá, internacional; sobretudo para a as políticas de saúde às mulheres e recém-nascidos.

 

365 dias para o COBEON 2017

Hoje estamos inciando a contagem regressiva de um ano para a décima edição do nosso COBEON, que ocorrerá pela primeira vez na Cidade Morena.  Aproveitamos a oportunidade para lançar o site do Congresso, ainda que em modo de construção.

Acessem o sitio, cadastrem seu principal e-mail e compartilhem com os amigos a novidade.

Em breve teremos mais informações e este será o endereço oficial do Congresso: http://cobeon.com.br/

 

*Evento antecipado para 01 a 04 de novembro de 2017.

20 comments on “X COBEON – Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal”

  1. Marilene de Souza Santos Ramos Responder

    Boa tarde, gostaria de saber mais sobre o congresso como faço inscrições e o valor. Obrigada

    • ABENFO-MS Responder

      Olá Maria, como descrito em seu Regimento:

      Art. 3º – São finalidades do X COBEON/IV CIEON:
      I – Congregar enfermeiras (os) obstetras, enfermeiras neonatais, obstetrizes e enfermeiras generalistas, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na área de saúde da mulher e do recém-nascido, bem como estudantes de enfermagem de nível médio e universitário, para debaterem o tema: “tecnologias não invasivas de cuidado: capital essencial à identidade, autenticidade e unidade da enfermagem obstétrica”.
      II – Divulgar e difundir a produção do conhecimento em Enfermagem na saúde da mulher e do recém-nascido.
      III – Propiciar o intercâmbio técnico-científico, humanístico, jurídico-legal, ético e sócio-político-cultural, em âmbito nacional e internacional, de temas ligados à prática profissional, ensino, pesquisa e extensão.
      IV – Discutir e avaliar as práticas de Enfermagem Obstétrica, Perinatal, Neonatal e Ginecológica, visando o direcionamento ético e político das entidades e da ABENFO em especial, e contribuir para o fortalecimento das Políticas Públicas voltadas para a saúde da mulher e do recém-nascido;
      V – Constituir-se em um espaço de expressão social e política da Enfermagem Obstétrica, Neonatal e Ginecológica brasileira;
      VI – Propor estratégias diversas que encaminhem a participação efetiva das (os) enfermeiras (os) obstetras, enfermeiras (os) neonatais e obstetrizes nos programas de assistência à Saúde da Mulher e da Criança no contexto familiar;
      VII – Estimular a reflexão sobre a inserção da Enfermagem, Obstétrica, Neonatal e Ginecológica na sociedade;
      VIII – Manter um foro permanente de mobilização da categoria (enfermeiras/os), oferecendo subsídios ao sistema COFEN e CORENs para definição de dispositivos legais que assegurem a participação
      da Enfermagem Obstétrica, Neonatal e Ginecológica no mercado de trabalho, de forma a garantir assistência qualificada à clientela;

  2. FABIANO BARBOSA MENDES LEITE Responder

    NÃO CONSIGO PAGAR A ANUIDADE DA ABENFO -PE
    TEM UM FACEBOOK SEM ENDEREÇO E SEM TELEFONE
    JA MANDEI MENSAGEM ATE AGORA NADA
    COMO FAZER???

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*